Tags /
Subwoofer ativo para Home Theater
Tem como assistir um filme de ação ou suspense, que apresenta diversas ondulações sonoras de notas graves e agudas, em um home theater com infraestrutura sonora ruim? Certamente não! Em uma situação como essa você perderá detalhes dos filmes simplesmente porque não conseguirá consumir o conteúdo de forma integral.
Para aprimorar a nitidez dos sons em um home theater, você precisa de um subwoofer. Você sabe como funciona este aparelho e os motivos para adquiri-lo? Se você está neste texto, com certeza você ainda não conhece essa possibilidade, então continue a leitura!
O subwoofer foi criado para executar com nitidez sons mais graves, com frequências de 20 a 200Hz. Aparelhos como alto-falantes não conseguem reproduzir ruídos nessas frequências e, por isso, não são indicados para todos os ambientes de uma casa, por exemplo.
Além disso, o subwoofer tem a capacidade de reproduzir sons com maior potência e podem ser encontrados no mercado em duas modalidades: passivo e ativo.
O subwoofer passivo precisa de um amplificador externo ou de receptores de áudio e vídeo, como também de mais energia para reproduzir os sons mais graves.
Já o subwoofer ativo, também conhecido como powered subwoofer, apresenta um amplificador e um alto-falante que trabalham juntos na missão de executar sons de baixa frequência com qualidade. Os subwoofers ativos são conectados na tomada e são mais procurados no mercado para projetos de sonorização.
Poder, pode! Mas será que é de bom tom?
Cada cômodo da casa possui uma função diferente no dia a dia dos seus moradores. Para as áreas externas de uma casa, pode-se escolher ferramentas sonoras que permitam uma qualidade sonora limpa, mas sem muitas especificidades, visto que nesses ambientes o som tem a função festiva.
Já em um escritório, a sonoridade precisa ser mais leve e profunda, considerando que quem está neste ambiente tem o intuito de trabalhar de forma concentrada e compenetrada.
Na sala de estar, onde geralmente fica o home theater, é preciso considerar a sonorização para assistir a filmes e séries. Ao desenhar o projeto estrutural de um home theater, é fundamental incluir os subwoofers, tendo em vista que eles são responsáveis por possibilitar uma experiência sonora integral para quem estiver assistindo um filme neste cômodo da casa.
Um alto-falante comum não entrega a riqueza de detalhes sonoros que os subwoofers proporcionam. Para criar experiências imersivas e reproduzir as minúcias da intensidade de uma trilha sonora, o subwoofer é primordial.
Antes de escolher um subwoofer para home theater, analise o tamanho do ambiente, as especificidades do projeto de sonorização e as características do produto avaliado.
Além disso, considere se o som embutido é uma opção para o seu home theater, visto que aparelhos escondidos permitem mais conforto visual.
Por outro lado, é fundamental verificar a estrutura do home theater, considerando o tipo e a qualidade do acabamento antes de fazer reformas para aplicar aparelhos embutidos.
Não se esqueça de verificar a resposta de frequência do aparelho, ou seja, procure por um subwoofer que reproduza diversas possibilidades dos tons mais graves. Feito isso, analise a potência RMS (Root Mean Square) do subwoofer para assegurar que ela consiga manejar a saída de energia sem distorção.
Outro aspecto importante é verificar a compatibilidade entre osubwoofer e os outros componentes do seu projeto de sonorização, principalmente se você escolher o tipo passivo que precisa de um amplificador externo.
Se você prefere um dispositivo que pode ser instalado facilmente, escolha um subwoofer ativo para home theater. Saiba que nesses modelos o amplificador já está configurado para funcionar perfeitamente com o subwoofer e, além disso, você pode refinar a frequência e o volume diretamente no aparelho.
Essa configuração possibilita ajustes de acordo com o seu desejo para a ocasião e é uma das grandes vantagens de comprar um subwoofer ativo para home theater. Tenha em mente que esses modelos possuem valores mais elevados e, como eles precisam de uma fonte de energia para funcionar, o posicionamento no ambiente pode prejudicar um pouco o layout definido previamente.
Se você já possui amplificadores em sua casa, a melhor opção é o subwoofer passivo. Eles são mais baratos e flexíveis, visto que você pode escolher o amplificador que vai acompanhá-lo, como também pode fazer ajustes no sistema de som conforme sua preferência.
Apesar dessas características, o subwoofer passivo é mais difícil de ser configurado e em muitas ocasiões é necessário encontrar um técnico da área para configurar o amplificador e garantir a eficiência dos dois dispositivos.
Por mais que o subwoofer passivo permita ajustes na qualidade do som, o refinamento de notas graves não é possível como no modelo ativo. Por isso, é necessário avaliar se esta é uma boa opção para o seu home theater.
Antes de instalar o subwoofer, posicione o dispositivo em um canto do ambiente, preferencialmente, para que a amplitude sonora seja aproveitada da melhor maneira. Feito isso, siga estes passos para fazer a instalação de um subwoofer no seu home theater:
Diante de tantas especificidades que você conhece agora, escolher um dispositivo para o seu home theater ficou mais fácil. Se você deseja adquirir um subwoofer ativo, acesse o nosso site e conheça as melhores opções do mercado.