Tags /
cabo de rede, cabo conector de rede, internet, cabo para internet
Os cabos de rede têm a função de transmitir sinais elétricos em grandes distâncias, recebem a classificação de acordo com a frequência que suportam, seguindo normas técnicas e características específicas, como, por exemplo a qualidade do material utilizado.
Neste blog você irá conhecer quais são os principais tipos de cabos de rede, qual categoria é ideal para cada uso e quais são os pontos que devem ser considerados antes de investir.
1. Saiba o tipo de uso
Para escolher o melhor cabo de rede, é necessário entender qual a finalidade e o tipo de uso. Cabo de rede é geralmente utilizado para a conexão da internet, que ocorre entre um computador e um roteador. Além dessa utilidade do cabo de rede, temos outras opções como:
Um outro fator importante, é saber em qual ambiente o cabo de rede será instalado. Em locais que há a possibilidade de sofrer com a interferência magnética, o ideal são os cabos com blindagem.
2. Saiba definir a categoria
Após entender qual o tipo de uso do cabo de rede, o próximo passo é definir a categoria. Os principais modelos são:
Cat5
O cabo de rede Cat5 é aplicado principalmente em redes domésticas, sendo o padrão mais antigo. O Cat5 tem a capacidade de transmitir dados a velocidade de até100 Mbps, adequado para redes de 10/100 Mbps. É recomendado para quem faz utilização básica da rede de internet.
Cat5e
O Cat5e é a versão otimizada do Cat5. Este modelo pode transmitir dados a velocidades de até 1000 Mbps, minimizar a perda de sinal e reduzir a interferência da infraestrutura.
Sua utilização é comum em redes de Fast Ethernet. Indicação de uso geral em redes domésticas e empresariais.
Cat6
Esta categoria é a alternativa mais avançada de cabo de rede. O cabo de rede Cat6 pode suportar velocidades de até 10 Gbps.
É apropriado para redes Gigabit Ethernet, apresentando melhor desempenho em comparação aos cabos de rede Cat5 e Cat5e. Sendo assim, o Cat6 é uma excelente opção para quem precisa de transmissão de dados de maneira eficiente e contar com uma internet ultrarrápida.
3. Saiba validar as especificações da instalação
Durante a instalação dos cabos de rede é preciso seguir os padrões e especificações. Essas normas determinam:
Para garantir que a rede funcione de forma correta e forneça um desempenho de confiança, é essencial a medida da instalação.
Ao seguir as especificações mencionadas anteriormente, evitam-se problemas futuros, como a perda de pacotes de dados ou ruídos eletromagnéticos, os quais podem comprometer a qualidade de transmissão e o desempenho.
4. Verifique a velocidade da internet
Para pessoas que trabalham com videochamadas, ou jogam online ou com atividades que exigem uma conexão rápida e estável, a dica é investir nos cabos de rede com blindagem Cat5e ou Cat6.
Já para as atividades mais simples (como acesso de e-mails ou redes sociais) em ambientes domésticos, a melhor escolha é o Cat5.
5. Atente-se ao material condutor do cabo
Os cabos de rede de cobre apresentam o melhor custo-benefício. Este material entrega ótima eficiência e condutividade.
A fibra óptica é um material não condutor, porém consegue transmitir os dados por meio de luz – comparado ao cobre, é mais caro, mas é super-rápido e eficiente.
6. Fique atento ao tipo de conector
Em situações que é necessário conectar, por exemplo, um computador a um roteador ou impressoras a um notebook, é essencial ficar atento ao tipo de conector do cabo de rede e se eles podem se encaixar nas entradas/saídas dos seus aparelhos.
Segue abaixo os principais modelos:
Conectores RJ45 (Registered Jack 45): também recebe o nome de conector Ethernet, é o tipo mais comum, serve para conectar computadores, switches, roteadores e demais dispositivos a uma rede Ethernet.
Conectores BNC (Byonet Neill Concelman): é um pouco mais antigo este tipo, utilizado em redes anteriores como a Token Ring. Nos dispositivos atuais, os adaptadores podem ser indispensáveis.
Conectores SC, ST e LC: os cabos de rede de fibra óptica aceitam conectores diferentes dos cabos de rede de cobre. Os mais comuns são: Standard Conection (SC), Straight Tip (SP) e o Lucent Connector (LC).
Conectores SFP (Small Form-factor Pluggable): é utilizado em switches e roteadores para expandir a capacidade de rede. O conector SFP é compacto, indicado tanto para cabos de rede de cobre como de fibra óptica.
7. Opte por cabo blindado ou não
Os cabos de rede com blindagem têm proteção extra contra ruídos e possíveis interferências eletromagnéticas que podem atrapalhar a transmissão dos sinais.
Se o cabo for instalado em um local propício a interferências ou se a sua utilização exige uma conexão eficiente, rápida e segura, opte por modelos blindados.
Em residências, se for passar dentro do conduíte o cabo de energia e junto o de rede, é interessante que seja blindado, pois, terá cabos no mesmo local e isso pode causar interferência.
Quando se pensa em custo, os cabos de rede sem blindagem costumam ser mais acessíveis. Para locais com baixo nível de ruído eletromagnético ou para uso geral, vale muito.
Com estes 7 passos e através do nosso site, você já pode escolher um cabo de rede. A EletronicWeb possui opções de cabos de rede para a sua residência ou empresa. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado. Saiba mais e acesse https://www.eletronicweb.com.br/
Fonte: Conduscamp e Discabos