Tags /
wifi residencial, roteador, wifi seguro, conexão, internet, dispositivos
As redes sem fio, chamadas de conexões wifi passaram a ser fundamentais nas residências, principalmente com a chegada dos tablets e smartphones. Porém a partir daí surgiram os problemas de segurança, relacionados com a falta de cuidado e atenção.
Um wifi residencial que não seja seguro pode causar graves problemas para seus usuários, há a possibilidade de terceiros acessar arquivos compartilhados, ou utilizar parte do plano de dados contratado sem conhecimento do assinante.
Para ter uma segurança maior na rede, algumas ações devem ser adotadas. Conforme abaixo:
Passo 1 - Evite senhas fracas para acessar a rede Wi-Fi doméstica
Em situações como as credenciais padrões de um roteador wifi, evite o famoso “admin” e crie combinações complexas de letras e números para autenticar o acesso.
Passo 2 - Não permita que seu dispositivo sem fio informe sua presença
É importante também para a segurança dos dispositivos, saber alterar o SSID da conexão. O SSID de uma conexão é o nome do roteador por padrão. O que pode permitir que pessoas mal-intencionadas procurem o modelo do roteador na internet e encontrem eventuais falhas que possam ser exploradas, como por exemplo, utilizar o dispositivo como uma porta de entrada para ataques na rede em questão.
Passo 3 - Faça a criptografia da conexão WI-Fi Residencial
É recomendado que os usuários configurem criptografias em suas conexões. No ano de 1997, muitos aparelhos eram compatíveis somente com o protocolo WEP, o qual já apresentava funcionalidade e aumentava a segurança. Porém não era tão recomendado quanto o WPA. Atualmente a situação mudou, com grande parte dos dispositivos compatíveis com a opção mais robusta, portanto, caso você ainda não a utilize, deverá ativá-la de imediato.
Passo 4 - Escolha uma solução antivírus para os seus dispositivos
É extremamente importante instalar antivírus em computadores e celulares. Portanto além de realizar os passos 1,2 e 3, há a necessidade de executar este quarto passo, pois quando acontecer tentativas de instalações de ameaça, o antivírus pode detectar e bloqueá-las imediatamente, e ainda avisar o usuário sobre os problemas encontrados.
Agora que você já sabe quais ações tomar para aumentar a segurança do seu Wi-Fi, pode escolher um modelo de roteador que atenda às suas necessidades.
A EletronicWeb oferece aos seus clientes opções de roteadores de marcas importadas, como o roteador Ubiquiti e o roteador Mikrotik. As marcas Ubiquiti e Mikrotik apresentam qualidade, design e um custo-benefício excelente. Confira nossos preços especiais, acesse nosso site https://www.eletronicweb.com.br/
Fonte: CanalTech